Seja para reparar algo que foi danificado, para renovar a energia do ambiente ou para fazer uma manutenção geral, devido ao envelhecimento dos materiais, uma coisa é certa: cedo ou tarde será preciso fazer algum tipo de reforma na sua casa. Muitas pessoas acabam adiando esses planos justamente por querer ficar longe do tamanho estresse que isso pode causar, mas nós queremos garantir por aqui que dá para evitar dor de cabeça durante uma obra seguindo as dicas que vamos apresentar nas linhas a seguir.

Quer saber quais são elas? Então, esta leitura pode te ajudar e muito! 

Primeiramente, reflita: o que causa mais estresse para você?

  • Falta de dinheiro para terminar a sua obra?
  • Problemas com a equipe de profissionais?
  • Atrasos que comprometem seus planos?
  • Quebra excessiva de materiais?
  • Sujeira pra todo lado?

Independentemente da causa, as dicas a seguir vão ajudá-lo passar pelo o período de reforma de maneira mais tranquila para que sua preocupação fique focada em etapas, como escolher os materiais que mais te agradam e acompanhar essa jornada, e o resultado alcance todas as suas expectativas! 

  1. Invista um tempo para planejar a sua obra

Esta dica parece simples, mas não é. O planejamento de uma obra é fundamental para evitar, por exemplo, aqueles cinco problemas que citamos logo acima. É nesta etapa que você vai:

  • elencar quais são as necessidades da sua reforma;
  • saber qual é o valor que você tem para investir;
  • priorizar o que dá para fazer com o dinheiro que tem disponível;
  • separar a grana para os imprevistos;
  • e decidir, até mesmo, se vai ou não sair de casa para que a reforma aconteça.

Pode ter certeza: com um planejamento bem feito, você evita muitos problemas. 

  1. Encontre uma equipe confiável

Passando por essa primeira fase, será o momento de encontrar a equipe perfeita para conduzir sua reforma. Como você já elencou o que deseja fazer durante a obra, pesquise as empresas e profissionais que têm experiência nisso. Tente não se preocupar somente com encontrar a mão de obra mais barata, o ideal é equilibrar a relação custo x benefício. Algumas dicas importantes:

  • Peça para ver pessoalmente trabalhos que foram realizados;
  • Peça referências na sua loja de materiais de construção de confiança;
  • E tenha um orçamento detalhado, com tudo o que inclui no serviço a ser prestado.
  1. Faça um cronograma da sua reforma

Quanto tempo vai levar cada etapa da sua obra e qual é a previsão de término para a sua reforma? Essas são perguntas muito pertinentes para fazer à equipe contratada. Se for contar com mais de um profissional, é importante até mesmo que eles conversem entre si, pois assim você evita dores de cabeça em relação aos prazos. Acompanhe esse cronograma diariamente para evitar surpresas indesejadas!

  1. Dê uma atenção especial para a compra dos materiais

Esta é mais uma etapa determinante, pois escolhas erradas podem facilmente gerar estresse, o que queremos evitar. Voltando um pouco na etapa de planejamento, veja o que você tem disponível para a compra dos materiais. É importante escolher os itens que estejam na faixa de preço do seu orçamento e que estejam disponíveis na data que você precisa – sem comprometer o cronograma da obra –, com uma qualidade que atenda às expectativas.

Optar por um revestimento, por exemplo, que é somente o mais barato, mas tem padrão inferior de qualidade, pode ser uma escolha perigosa. 

Por isso, o que indicamos mais uma vez é: encontre produtos que unam excelente custo-benefício. Esse é o caso dos nossos produtos que, além de apresentarem um melhor custo-benefício, têm qualidade comprovada e valor atrativo, o que os torna grandes aliados do seu orçamento. Você pode olhar aqui os produtos disponíveis! Esse mesmo cuidado deve ser feito com os demais materiais que precisará adquirir, escolhendo sempre fornecedores e produtos que sejam de confiança.

  1. Não se esqueça de providenciar os locais para descarte de entulho

Diariamente, sua obra vai gerar muito lixo e entulho. Sendo assim, combine com a equipe de profissionais como devem ser feitos os cuidados, no dia a dia, para evitar o acúmulo de sujeira, principalmente se você e sua família estiverem morando no imóvel da reforma. Além disso, é importante que, caso necessário, a locação de caçamba esteja prevista no seu planejamento, para que possam recolher os entulhos.

Com essas 5 dicas que comentamos por aqui, sua obra ficará muito mais tranquila e livre de imprevistos. É fundamental que você ou alguém de sua confiança acompanhe diariamente a reforma, prestando atenção no andamento do cronograma de trabalho, no recebimento de materiais e em detalhes que podem se tornar um problema.

Conte para nós: tem alguma dica, além dessas que comentamos por aqui, que pode ajudar os nossos leitores a evitarem problemas durante uma reforma? Sua ajuda é muito bem-vinda!