Você já reparou na sigla PEI ao observar as especificações técnicas de um revestimento de cerâmica? Ela se refere à resistência do esmalte da superfície do piso à abrasão, que é causada pelo atrito entre areia, sujeira, entre outros agentes abrasivos, com o esmalte do revestimento. 

Existe um mito que faz com que as pessoas confundam o PEI com a qualidade do produto. “Um piso com PEI-5 tem a mesma qualidade que o com PEI-3. O que muda entre essas duas peças é a resistência do esmalte à abrasão causada pela circulação de pessoas e de objetos”, garante Vanderlei Generoso Alves, engenheiro encarregado do departamento técnico da LEF Cerâmica. 

 

Ou seja, o PEI, além de não ditar a qualidade do piso, também não indica a facilidade de riscos. Aí a diferença entre resistência a riscos e resistência a abrasão e desgaste do esmalte.

 

Na prática

Vanderlei explica que quanto maior a circulação de pessoas em um ambiente, maior será a abrasão causada no piso. Portanto, o que determina o PEI ideal é o volume da movimentação de pessoas que vai circular sobre ele.

 

Veja só: 

 

PEI-0: Ideal para paredes. Como não há trânsito de pessoas, não é preciso uma superfície preparada para proteger o esmalte da peça. 

PEI-1: Ideal para banheiros residenciais. Afinal, nesses ambientes as pessoas não ficam circulando o tempo todo, causando atrito no esmalte. 

PEI-2: Ideal para ambientes residenciais que não tenham proximidade com áreas externas, como quartos ou uma sala de televisão.

PEI-3: Ideal para todos os ambientes residenciais, que tenham ou não proximidade com áreas externas e que tenham tráfego médio de pessoas.

PEI-4: Ideal para ambientes comerciais de baixa circulação e para todos os ambientes residenciais e com alto tráfego de pessoas.

PEI-5: Ideal para áreas externas de ambientes residenciais e para áreas comerciais de grande circulação.

 

De acordo com o engenheiro, é possível reparar que os pisos com PEI elevado têm superfícies com texturas mais rugosas, favorecendo a proteção do esmalte da peça. 

 

Agora que você já sabe o que é PEI, ficou mais fácil escolher o piso certo para a sua casa ou empresa!