Quando temos uma pessoa da terceira idade morando com a gente, é preciso pensar nos detalhes para garantir que ela viva com conforto e segurança. Para isso, é essencial adaptarmos a nossa casa e se esse é o seu caso, fique tranquilo! Preparamos um conteúdo com os revestimentos indicados para famílias com idosos em casa que com certeza, vão ajudá-lo a tomar as melhores decisões.

Confira esta leitura!

Grande parte das pessoas idosas apresentam dificuldades como as de locomoção. Por isso, realizar tarefas simples do dia a dia como tomar um banho e caminhar pelos cômodos, pode ser sinônimo de risco. 

Para se ter uma ideia, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) apontou que casas adaptadas para idosos conseguem minimizar em 40% as chances de acidentes domésticos. E, por outro lado, uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que 70% dos acidentes que ocorrem com pessoas da terceira idade infelizmente, acontecem no próprio local onde moram. 

Então, o grande objetivo é criar um ambiente acessível, no qual o idoso consiga se movimentar com tranquilidade e independência. E escolher o piso ideal faz parte dessas adaptações. 

O que considerar na hora de escolher o revestimento?

É preciso ficar atento a uma série de detalhes, os quais vamos compartilhar com você! 

A primeira dica é: como a maioria dos idosos tem alguma dificuldade visual, use revestimentos distintos para diferenciar os locais da casa, assim ele vai se localizar melhor. Você pode colocar uma cor de destaque para informar que aquele local tem contato com água, por exemplo. 

E se não conseguiu deixar o espaço sem degraus, é importante destacar essa diferença de nivelamento com pisos diferentes. Você pode apostar nos pisos claros ou com tonalidade semelhante à madeira, e terá uma casa segura e aconchegante. 

Mais uma dica que é fundamental na escolha dos revestimentos para famílias com idosos em casa é optar por peças com maior resistência ao escorregamento. Basta escolher aqueles com coeficiente de atrito igual ou superior a 0,4% que eles serão mais seguros. 

Pensando nisso, nós separamos alguns revestimentos cerâmicos que são considerados seguros quando temos idosos em casa. Confira!

  1. Arenito Beige: ele tem o acabamento granilhado, uma aparência interessante e é ideal para quem tem idosos em casa. 
  2. Baltimore: também é uma peça com acabamento granilhado, que traz a neutralidade do cinza. 
  3. Carvalho: esse piso tem acabamento fosco e também segue o coeficiente de atrito que indicamos neste post. 
  4. Kona: mais uma opção interessante, que une segurança e beleza na mesma peça. 
  5. Mineral: este é mais indicado para áreas externas, e traz a beleza das pedras naturais. 

É importante lembrar que, no processo de criar acessibilidade para casa com idosos, é preciso deixar os tapetes de lado e apostar nas barras de apoio. 

O que achou dessas dicas? Conte para nós nos comentários!