A decoração minimalista tem sido uma das opções mais procuradas por aqueles que desejam alcançar um resultado leve e agradável para um ambiente. E sabe por quê? Ela trabalha com poucos elementos e prioriza espaços arejados e livres. Assim, proporciona a sensação de bem-estar e torna a nossa vida muito mais prática.

Em sua definição, valoriza a popular equação do menos é mais, ou seja: quanto menos elementos você colocar na decoração, menos mobiliário, mais vai se adequar à proposta e mais terá um ambiente confortável.

Gostou disso?

Então, se você é um apreciador desse estilo, está literalmente no lugar certo! Vamos ensiná-lo a compor uma decoração minimalista em 5 passos. 

Você verá que vai ser superfácil levar a decoração de revista para sua casa e, com toda certeza, vai amar o resultado.

Continue com a gente e tenha uma excelente experiência!

Para começar, é importante compreender um conceito importante. Na decoração minimalista, são valorizadas as superfícies lisas, as cores neutras e a composição de um espaço funcional. 

Por isso, é fundamental compreender primeiramente o objetivo do cômodo antes de pensar em decorá-lo.

Vamos à prática!

1. Desapegue sem moderação

Será inevitável se desapegar de muita coisa se sua ideia é compor uma decoração minimalista. Móveis sem real necessidade, itens entulhados e os famosos penduricalhos não combinam nada com a decoração minimalista, portanto, precisam sair desse espaço.

O lema é: cada elemento decorativo deve ter uma função. Então, questione-se sobre a utilidade de cada item na hora de decidir quem vai e quem fica.

2. Aposte no neutro

Se tiver a oportunidade de mexer no chão e na parede, aposte no neutro. 

Vale a pena pintar a casa em tons como cinza ou bege. Os revestimentos como o Linho Bege ou o Ivory cumprem brilhantemente esse papel e podem ser usados no chão e na parede.

Com a base nessa tonalidade, ficará muito mais fácil trabalhar os demais elementos.

3. Prefira móveis retos, funcionais e sem grandes detalhes

Uma mesa que também vira escritório ou uma bancada que se torna um lugar para refeição são ótimos exemplos disso. 

Na decoração minimalista, as linhas pretas vão muito bem, assim como sofás compridos que são excelentes para um tempinho de descanso. 

Lembre-se de que a ideia é que seu ambiente seja prático.

4. Mantenha a organização sempre em dia

Para o efeito da decoração minimalista se manter em sua casa, é importante que você mantenha tudo sempre em ordem.

Ou seja: evite deixar coisas em cima das superfícies e objetos pelos cantos da casa. Você verá que tudo ficará prático e a decoração se manterá ainda mais linda.

5. Finalize com plantas

Outro elemento que vai muito bem nesse estilo de decoração é o uso de plantas longas e de cores sóbrias. Espécies como cactos, jiboia e samambaias vão muito bem e ficarão um charme no final.

Anotou as dicas?

Então compartilhe esse post com aquele seu amigo que também ama o universo da decoração.