Quando uma obra chega ao fim, dificilmente não vem a ansiedade de estar com tudo em ordem para usufruir daquele ambiente que foi repaginado ou construído. Mas, antes de curtir o novo espaço, tem uma etapa muito importante, e é sobre ela que queremos falar por aqui. Afinal, existem segredos para fazer uma limpeza pós-obra perfeita e você vai descobrir quais são eles nas linhas a seguir.

Os resíduos da obra podem danificar aquele revestimento que você escolheu com tanto carinho, por isso devem ser retirados da forma correta para garantir a durabilidade do seu produto. Então, veja o passo a passo de como fazer a limpeza pós-obra corretamente.

  1. Proteja-se

Os restos de obra ainda estão presentes no ambiente. Portanto, é fundamental colocar luvas e máscaras, principalmente se você for utilizar produtos com cheiro forte.

  1. Escolha os produtos certos!

Você sabia que o uso incorreto de um produto pode danificar seu revestimento novinho? Por isso, vale a pena dar uma atenção especial a esta etapa. Veja algumas sugestões:

  • Porcelanato e revestimento cerâmico: limpe com detergente neutro e água.
  • Rejuntes: você pode limpá-los com vinagre branco e bicarbonato de sódio.
  • Vidros: lave com água e sabão e finalize com limpa vidros.
  • Não use, sem orientação profissional, aqueles produtos indicados para limpeza pós-obra. Uma escolha errada nesta etapa pode danificar a camada protetora do seu piso. Existem sim produtos ideais para o pós-obra, mas vale a pena conversar com uma empresa especializada sobre os tipos de materiais que você tem em seu espaço para escolher as opções certas.
  1. Comece pelo volume 

Sabe aqueles sacos vazios e as sujeiras grandes? Pegue um saco de lixo bem forte e recolha essa sujeira grossa. Nesta etapa, você deve retirar os resíduos que foram usados na sua obra, como os de gesso, tinta e outros materiais. Com seu espaço mais organizado, ficará mais fácil visualizar o que precisa ser limpo.

  1. Proteja os acabamentos e as instalações elétricas para não danificá-los com água

Para não danificar esses itens, uma boa ideia é usar lonas de papelão. Quando garantir que tudo está bem protegido, vá para o próximo passo.

  1. Vá de dentro para fora

Comece pelo último cômodo e vá limpando em direção ao ambiente que está mais próximo da saída do local.

  1. No cômodo que você estiver trabalhando, limpe do teto ao chão

Pense que tudo está sujo e empoeirado. Portanto, você precisa dar atenção a cada detalhe.

  1. Siga a sequência perfeita: varrer, aspirar, molhar, limpar ou secar

Se você pular alguma destas etapas e, por exemplo, ir direto para a lavagem, quando seu piso secar ainda terá areia. Siga essa sequência para garantir o sucesso da sua limpeza.

Por fim, recolha toda aquela sujeira pesada que você se deparou na primeira etapa e destine-a corretamente. Provavelmente, você precisará passar novamente o aspirador e pano depois que colocar os móveis no local, porque é comum entrar uma sujeirinha ou outra. E, se puder, conte com ajuda de outras pessoas para realizar essa tarefa: ela é muito pesada e, quanto mais mãos, melhor.

Anotou as dicas? Então mostre para a gente como ficou a sua limpeza pós-obra nos comentários!

Nos siga nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest