Vamos falar a verdade: ao entrar em uma cozinha, um dos itens que mais chama a atenção é o revestimento que está no chão. E, justamente por ter esse efeito de protagonismo na decoração, que escolher o piso ideal não é simples, e sim algo que deve ser muito bem pensado.

Nesse contexto, a arquiteta da Lef Cerâmicas Cristiane Lupino deu dicas importantes para ajudar nessa tarefa. “As cores neutras são excelentes opções, pois elas combinam com diferentes estilos de cozinha. Invista nos revestimentos bege, cinza ou branco que eles vão permitir trabalhar com diferentes tipos de mobiliários e itens decorativos”, indica.

Mas, se além do estilo você também está de olho na praticidade no dia a dia, ela recomenda evitar os pisos brancos. “Todos os revestimentos sujam da mesma maneira, porém, os brancos deixam as marcas indesejadas mais visíveis”, acrescenta.

Agora, se a sua ideia é adotar um tom mais rústico, Cristiane sugere o uso dos revestimentos que se assemelham à madeira ou cimento queimado. “São duas apostas que vão proporcionar esse estilo de forma surpreendente”, aconselha. Inclusive, ela destaca que os revestimentos madeiras ficam bem legais para serem usados em toda a casa, inclusive na cozinha. “Essa é uma peça muito versátil, que vai bem em todos os lugares”, esclarece.

Por fim, a profissional dá uma dica de ouro: “se você gosta de misturar peças, a cozinha é o ambiente ideal. É possível fazer o efeito ‘cereja do bolo’ utilizando peças de madeira junto com cimento e cinza ou branco com uma peça decorada. Já o preto e o branco juntos chamam atenção demais, e isso pode poluir a decoração”, enfatiza.

 

Relembre as 5 dicas da arquiteta:

 

  1. Aposte nos neutros: peças como Beige Cristal, Angra e Branco Neve Brilho são ótimas escolhas!
  2. Se você quer um ambiente que não evidencie tanto as marquinhas de sujeira, fuja do branco.
  3. Se quer um efeito rústico, aposte nas peças que se assemelham à madeira, como a Fuji, ou ao cimento queimado, como a Chicago.
  4. Você pode usar o revestimento madeira em todos os ambientes da sua casa, e o Faia é uma excelente opção.
  5. Misturar cores está liberado. Que tal a peça Living Decor com a Gris Brilhante?

 

Pronto! Agora é só você avaliar a dica que mais combina com o seu estilo e planejar a decoração da sua cozinha!

00