Área do Cliente

Dúvidas Frequentes

Placa fina composta de argilas e/ou outras matérias-primas inorgânicas, geralmente usada como revestimento de pisos e paredes, usualmente conformada por extrusão (A) ou prensagem (B) à temperatura ambiente, mas podendo ser conformada por outros processos (C), subsequentemente é secada e queimada a temperaturas suficientes para desenvolver as propriedades requeridas.

As placas podem ser esmaltadas (GL) ou não esmaltadas (UGL); são incombustíveis e não são afetadas pela luz.


NORMA Absorção de Água (%) Método de Fabricação
Extrudado (A) Prensado (B)
NBR13006 Abs < 0,1 PORCELANATO TÉCNICO PORCELANATO TÉCNICO
Abs < 0,5
PORCELANATO ESMALTADO PORCELANATO ESMALTADO
NBR13817 Abs < 0,5 AI BIa
0,5 < Abs < 3 AI BIb

Ao escolher o modelo que melhor harmoniza com o ambiente, é muito importante verificar se o modelo de revestimento cerâmico escolhido é indicado para o local a ser instalado, em casos de dúvidas consultar o nosso SAC.
Durante o levantamento da área a ser revestida, acrescentar no cálculo o rodapé e avaliar a necessidade de recortes especiais.

Reserva Técnica, certifique-se que a metragem do produto adquirida é suficiente, adquira sempre 5% de sobra do mesmo lote, essa reserva é recomendada para possíveis imprevistos que possam ocorrer durante a obra (reposição de placas por queda de objetos, necessidade de reparos estruturais, entre outros).



INDICAÇÃO DO LOCAL DE USO
LBAmbientes residências internos e comerciais de leve tráfego.
LCTodos ambientes residenciais e comerciais de médio a alto tráfego.
LETodos ambientes residenciais e comerciais de intenso tráfego e ambientes externos.
LFParedes internas, externas e fachadas.
LRParedes internas.

Bitola é a separação/padrão de tamanho das placas cerâmicas, durante o processo de fabricação ocorre inevitáveis variações dimensionais que estão previstas em normas técnicas (NBR 13818 e ISO 13006).

Para facilitar o assentamento as placas cerâmicas são separadas em tamanhos (bitolas), essa separação é identificada na embalagem do produto, porém caso ocorra da metragem adquirida ser insuficiente para finalizar a obra, é necessário verificar na revenda se o lote adicional possui o mesmo padrão de bitola, caso contrário é essencial que essa separação seja realizada na obra.

VERIFIQUE SEMPRE SE O MATERIAL ADQUIRIDO POSSUI O MESMO PADRÃO DE BITOLA

Mesmo produtos retificados podem ter pequenas variações de tamanho, por isso é fundamental que a junta mínima de assentamento indicada para cada tipo de produto seja respeitada.

A identificação de tonalidade das placas cerâmicas é utilizada para separar as pequenas variações de cor entre as produções ou no mesmo período de produção, essa variação é inerente ao processo de fabricação das placas cerâmicas e ocorre quando os materiais utilizados passam pelo processo de queima.

A separação da tonalidade das placas cerâmicas é identificada na embalagem do produto, porém caso ocorra da metragem adquirida ser insuficiente para finalizar a obra, é necessário verificar na revenda se o lote adicional possui o mesmo padrão de tonalidade, caso contrário é essencial que essa separação seja realizada na obra.

VERIFIQUE SEMPRE SE O MATERIAL ADQUIRIDO POSSUI O MESMO PADRÃO DE TONALIDADE

As placas cerâmicas são inertes a ação da luz, mesmo os raios ultravioleta não provocam perda de cor ou desbotamento na superfície do material cerâmico.

Utilizar no assentamento das placas cerâmicas argamassa colante de boa qualidade seguindo a recomendação do fabricante da argamassa para o tipo de produto e ambiente, abaixo estão algumas indicações de uso:


REVESTIMENTO CERÂMICO x ARGAMASSA COLANTE
TIPO AMBIENTE TIPO DE ARGAMASSA
Monoporosa Indicada para uso interno em parede. AC I
Cerâmica Indicada para uso interno em piso e parede. AC I
Cerâmica Indicada para uso interno e externo em piso e parede.

AC II
Cerâmica Ambientes especiais, indicada para uso em fachadas, churrasqueiras e lareiras. AC III-E
Porcelanato Indicada para uso interno e externo em piso e parede. AC III
Porcelanato Ambientes especiais, indicada para resistir a altas tensões, como tempo em aberto estendido, calor de saunas, pressão hídrica de piscinas, porcelanatos de grandes formatos, fachadas e entre outros. AC III-E


ATENÇÃO: Para assentamentos especiais como fachada, piso sobre piso, lareiras, churrasqueiras, piscinas, entre outros, é necessário utilizar argamassa especial, indicada para a determinada aplicação.

Durante o recebimento do produto na obra, conferir-se:

  • A referência entregue é a mesma do modelo adquirido;
  • Todas as caixas possuem as mesmas informações de BITOLA e TONALIDADE;
  • O material entregue está em boas condições.
  • Armazenar as caixas na posição vertical com empilhamento máximo de 3 fileiras e em um local plano e coberto;
  • Atenção com a movimentação do produto na obra, a superfície esmaltada da placa cerâmica é vitrificada, impactos maiores podem danificar o produto (riscos superficiais, bordas lascadas, etc.).

A instalação dos revestimentos deve ser uma das últimas atividades na obra, deve-se evitar caminhar sobre o piso recém assentado e proteger os revestimentos dos resíduos da obra (areia, entulho, etc.).

O assentamento das placas cerâmicas deve seguir as recomendações normativas da ABNT NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo, ABNT NBR 13754 – Revestimento de paredes internas e ABNT NBR 13755 – Revestimento de paredes externas e fachadas.

Utilizar no assentamento das placas cerâmicas argamassa colante de boa qualidade seguindo a recomendação do fabricante da argamassa para o tipo de produto e ambiente.

Para garantir uma distribuição harmoniosa e reduzir a necessidade de recortes, recomendamos simular a paginação do ambiente antes do assentamento.

Respeitar os tempos de cura para instalação das placas cerâmica, 28 dias para cura da concretagem da base ou 14 dias para a cura do contra-piso, rejuntar os revestimentos somente após 3 dias do assentamento, fazendo-se uso de pranchas largas de madeira para andar sobre o piso.

Utilizar as juntas mínimas recomendadas pelo fabricante.

Logo após o assentamento, remover o excesso de argamassa entre as placas com uma haste de madeira macia ou plástico com ponta arredondada e lisa, facilitando o rejuntamento e evitando danificar as bordas da placa cerâmica após a cura da argamassa.

Após o assentamento, verificar se existe alguma placa apresentando som cavo, a qual deve ser removida e reassentada ou substituída.

CONTRATAR MÃO DE OBRA QUALIFICADA

As juntas de assentamento são espaços regulares entre duas placas cerâmicas adjacentes, as juntas são necessárias para as seguintes funções:

a) Compensar a variação de bitola das placas cerâmicas, facilitando o alinhamento;
b) Atender a estética, harmonizando o tamanho das placas e as dimensões do pano a revestir com a largura das juntas entre as placas cerâmicas;
c) Oferecer relativo poder de acomodação as movimentações da base e das placas cerâmicas;
d) Facilitar o perfeito preenchimento, garantindo a completa vedação da junta;
e) Facilitar a troca de placas cerâmicas.

Após o rejuntamento, verificar se não apresenta trincas ou falhas, para evitar problemas de infiltração. Utilize rejunte impermeável e antimofo.

PARA REVESTIMENTOS COM TEXTURA RÚSTICA, ÁSPERA OU COM RELEVO, APLICAR UMA CAMADA DE CERA PARA PISO INCOLOR ANTES DE REJUNTAMENTO, A CERA FACILITARÁ A REMOÇÃO DO EXCESSO DE REJUNTE.


MARCAFORMATO (cm)JUNTA MÍNIMA (mm)
Lef Cerâmica Não Retificada33X59 / 44X44 / 57X57
5,00

Caso haja dúvidas não instale o produto antes de entrar em contato com o SAC das 8:00 às 17:00h de segunda a sexta-feira.

Para uma distribuição harmoniosa, estenda algumas peças tiradas ao acaso de diversas embalagens para verificação da paginação do ambiente.

É absolutamente necessário preparar muito bem o contrapiso. Isso evitará problemas decorrentes de umidade tais como: eflorescência e manchas sobre a placa cerâmica. As placas cerâmicas devem ser assentadas a seco sobre a argamassa colante. Se a placa cerâmica estiver com excesso de pó na sua base, o mesmo deverá ser removido.

Utilize argamassa colante no assentamento tanto no piso como na parede, sempre observando as instruções do fabricante. Aplicação deve ser com desempenadeira dentada. Verifique se a argamassa colante atende as especificações normativas da ABNT.

A instalação sem juntas pode ocasionar descolamento do produto. As juntas devem garantir a completa vedação das placas cerâmicas conforme especificações normativas da ABNT.

Não dê pancadas sobre as placas com ferramentas de metal, para evitar rompimento, lascamento ou outros danos as placas. Placas cerâmicas com textura rústica e rugosa recomendamos que seja aplicada uma camada de cera incolor sobre as peças antes de ser feito o rejuntamento.

Para recortes perfeitos, utilize cortador especial e todo ferramental adequado.

Certifique-se de não haver sons “ocos” nas placas. Caso haja, deverá ser retirada e assentada novamente.

O rejuntamento só deverá ser feito 72 horas após o assentamento. Limpe imediatamente com esponja macia e umedecida em água limpa, utilize rejunte impermeável e antimofo.

Após o assentamento o revestimento cerâmico deve ser protegido até a finalização da obra contra respingos de tintas, óleos, solventes, argamassas ou quaisquer materiais abrasivos, não se deve permitir que equipamentos sejam arrastados diretamente em contato com as placas cerâmicas. A exposição ao tráfego de pessoas preferencialmente deve ocorrer depois de transcorridos sete dias após o rejuntamento.

Produtos brilhantes são mais susceptíveis ao risco, independente da classe de abrasão. Se instalados como piso, as placas cerâmicas devem ser protegidas prevendo dispositivos para limpeza de calçados (tipo capachos) em locais onde o trânsito seja intenso (locais de acesso e caminhos preferenciais), protegida com feltro do arraste de moveis, entre outras proteções necessárias de acordo com o uso.

Para limpeza das placas cerâmicas recomendamos utilizar somente água, sabão ou detergente neutro, caso seja necessário utilizar os produtos indicados abaixo:


AGENTES MANCHANTES X AGENTES LIMPANTES
TIPOS DE MANCHA LIMPEZA EXEMPLO
Cimento e resíduos calcários Ácidos orgânicos diluídos em água ou acido muriático diluídos à 10% Vinagre
Ferrugem Água sanitária e saponáceo ou acido muriático diluído à 10%
Azeites Álcool etílico
Gorduras Detergente ou bicarbonato de sódio e água
Tintas Solvente específico Thinner / Varsol
Resina protetiva Detergente alcalino em água quente Sabão em pó
Bebidas (café, sucos, cerveja, vinho, etc.) Detergente alcalino em água quente, ou água oxigenada, ou acetona, ou benzina Sabão em pó
Graxas e óleos Detergente alcalino em água quente Sabão em pó
Borracha de pneu Solvente orgânico ou saponáceo Aguarrás
Grafite Borracha escolar
Riscos de giz de cera Detergente alcalino em água quente Sabão em pó
Sangue Água oxigenada


ATENÇÃO: No uso de ácidos para limpeza, umedecer as placas cerâmicas antes de aplicar a diluição.

O GRUPO LEF garante os seus produtos de qualidade "A" nas seguintes condições:

  • DEFEITOS APARENTES: São aqueles que são visíveis antes da colocação. As reclamações serão aceitas somente antes da colocação, conforme determina a Norma ISO 13006 e ISO 10545-2;
  • DEFEITOS LATENTES: São aqueles que aparecem após algum tempo de uso. Para os defeitos latentes, as reclamações estão diretamente relacionadas ao tempo de uso. Cada caso será analisado, levando-se em conta se foram especificados e colocados corretamente e se foram utilizados em condições normais.


Observações:

  • Pelo menos 95% das peças não possuem defeitos visíveis a 1 metro de distância;
  • PESOS, CORES E MEDIDAS ESTÃO SUJEITAS A INEVITÁVEIS VARIAÇÕES, QUE SÃO TÍPICAS DO PROCESSO PRODUTIVO;
  • SOMENTE PRODUTOS DE QUALIDADE "A" SÃO GARANTIDOS.